domingo, 14 de junho de 2009

é tempo de festa junina, confira alguns quitutes juninos...

Tem curau, paçoca, cuscuz, quentão... Tudo conforme reza a tradição brasileira, que começou há muito tempo com o objetivo de homenagear os três santos que são reverenciados no mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. Se você também adora sentir o cheirinho de vinho quente e outras guloseimas que marcam essa época, está convidada a participar de nosso arraial. “E vamo pro baile, pessoar!”

Arraial caseiro

Bandeirinhas: recorte bandeirinhas em papel colorido e pendure em corda de varal.
Balões: como soltar balões no céu é superperigoso, faça balõezinhos de papel e pendure pela casa, fazendo um pedido a São João cada vez que fizer um nó para prendê-los.
Enfeite: faça tranças com cabelo de milho e envolva todo o contorno das mesas. Não esqueça da toalha xadrez para completar.
Cada um traz um prato: faça convites juninos com papel xadrez para entregar aos amigos. Escreva o dia e o horário em linguagem caipira, peça para cada um levar um prato, enrole o papel em forma de canudo e prenda em barbante.
Cadeia: reserve um quarto da sua casa para ser a cadeia. Assim, dá pra se divertir trancando seus amigos e pedindo resgate. O pagamento pode ser feito em troca de uma pamonha, paçoca, minicachorro-quente... o que o delegado mais gostar!

Matéria extraída da Guia da Cozinha nº2



CHURRASQUINHO CAIPIRA


Ingredientes
1kg de filé mignon cortado em cubinhos
Sal a gosto
200g de bacon cortado em cubinhos
Óleo ou manteiga para fritar
30 espetinhos de pau
Farofa para acompanhar

Modo de Preparo
Tempere o filé com o sal e monte os espetinhos, alternando pedaços de carne e de bacon. Deixe tomar o gosto do tempero por alguns minutos e frite os espetinhos aos poucos, sem deixar que fiquem muito tostados (o ideal é que fiquem ligeiramente sangrentos). Arrume-os numa travessa. Sirva acompanhado de farofa.

Colaboradores
Culinarista: Mirian Soro



CURAU

Ingredientes


8 espigas de milho verde
3 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
Canela em pó a gosto


Modo de Preparo

Rale as espigas de milho e passe o creme numa peneira, apertando bem para sair toda a polpa do milho. Dispense o bagaço que ficou na peneira. Coloque polpa em uma panela, junte o leite, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por 10 minutos ou até que fique um creme grosso. Despeje em uma tigela redonda grande e polvilhe a canela por cima. Sirva quente ou frio.



QUENTÃO


Ingredientes


150g de gengibre
2 xícaras (chá) de açúcar
1 litro de pinga
Canela a gosto
Cravo-da-índia a gosto
2 xícaras (chá) de água

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque o açúcar, o cravo, a canela e o gengibre em rodelas. Deixe no fogo, mexendo sempre, até que derreta o açúcar e vire um caramelo. Acrescente a água e deixe ferver por 10 minutos ou até que derreta o caramelo. Inclua a pinga e deixe ferver por mais 10 minutos. Retire do fogo, passe por uma peneira e sirva a seguir.




FONTE : www.guiadereceitas.uol.com.br

Nenhum comentário: