terça-feira, 14 de julho de 2009

MEXILHÕES E ALGUMAS RECEITAS





Os Mexilhões são também conhecidos como mariscos. São moluscos, de até seis centímetros de comprimento, casca escura, de cor castanha escura a preta envolvendo a carne avermelhada ou cor de creme. No Nordeste, o sururu, um tipo de mexilhão, chega a oito centímetros. No caso, tamanho não é documento, pois os mariscos de tamanho médio são os mais gostosos.

É muito importante que se saiba reconhecer se o produto está fresco, pois é grande o risco de intoxicações por mariscos. Ao compra-los com casca, é fácil verificar seu estado: só adquira aqueles que tiverem as conchas fechadas.
Se estiverem ligeiramente abertas, encoste o dedo. Se a concha fechar, o marisco ainda estará vivo. Não se acanhe de cheirar a caixa em que estão acondicionados. Deve ter cheiro de mar. Isso é importante, pois, mesmo que estejam aparentemente bons, um, apenas, do lote que esteja deteriorado afetará todo o produto e o cheiro será percebido, logo.

Uma vez adquiridos, devem ser consumidos no mesmo dia. Para conserva-los, por algumas horas, embrulhe-os em papel jornal ou pano molhado.

Há mariscos de mar e mariscos de mangue. Estes são os melhores, visto que são mais fáceis de limpar e têm menos areia.

Para limpar os mariscos:

1 - Coloque-os em uma bacia com água limpa e deixe-os por uma hora, no mínimo. Se forem mariscos de mar, deve trocar essa água por duas vezes. Isto porque os mariscos vão deixando na água a areia e impurezas que estão dentro deles. Deixe na água até a hora de preparar.

2 - Lave os mariscos um por um. Se necessário, use uma escova, para tirar o limo. Arranque, com as mãos, as algas e uma espécie de "barba" que os mariscos do mar costumam ter. Nesta hora, descarte todos os que estiverem abertos e não se fechem ao serem tocados, os que tiverem a concha quebrada ou que estejam muito pesados, denunciando que estão cheios de areia.
Nossas Sugestões:

Os mariscos com casca são especialidade do litoral, já que nas cidades do interior, dificilmente são encontrados. Se estiver de férias na praia, aproveite, pois são imperdíveis! Sugerimos duas preparações simples, aprovadas, há muito, pelos caiçaras.

Mexilhão à Moda da Praia


Ingredientes:

1 kg de mexilhões (mariscos) com casca (meio quilo por pessoa), limpos
1 cebola picada
1/2 xícara de chá de salsa finamente picada
1 tomate sem sementes picado
suco de dois limões
a mesma quantidade (do suco) de água filtrada
sal e pimenta a gosto
(obs: se preferir, use vinagre, no lugar do limão)

Modo de preparar:

1 - Coloque os mariscos numa panela, sem água e leve ao fogo, tampada. Quando começar a sair vapor, segure a tampa e chacoalhe a panela para que os mariscos se redistribuam dentro da panela. Faça isso por duas ou três vezes, sempre dependendo da quantidade de mariscos. Não convém encher demais a panela para facilitar o operação. Estarão cozidos quando todas as conchas estiverem abertas. Despreze as que estiverem fechadas. Retire os mariscos do caldo e coloque numa travessa.

2 - prepare um "vinagrete" com todos os temperos e jogue sobre os mariscos ainda quentes ou sirva à parte. Comê-los é um caso a parte, pois se usa os talheres que a Natureza nos deu: as mãos.
É só pegar a concha, separar as duas partes dela, pegando a que tem o marisco e levando à molheira para enchê-la de molho, levando à boca... Tudo isso, mais uma cerveja gelada... Só fica, mesmo, faltando, a brisa do mar.
Mariscos à Boa Vista

O Boa Vista é um restaurante em São Vicente, litoral Sul de São Paulo. É conhecido pela excelência de seus pratos à base de frutos do mar. Um deles é o marisco na casca, servido com molho de tomate pedaçudo. Delicioso!

Ingredientes:

1 kg de mariscos com casca limpo
4 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande picada em pedaços não muito pequenos
2 ou 3 dentes de alho picados
2 tomates maduros picados
1/2 xícara de chá de salsa ou coentro picado
sal e pimenta do reino a gosto

1 - Leve ao fogo uma panela com o óleo e deixe aquecer. Refogue o alho e a cebola. Quando estas estiverem já transparentes, acrescente o tomate e refogue mais um pouco, cerca de um minuto ou dois. O tomate deverá ficar ainda inteiro, apenas ligeiramente cozido. Acrescente o cheiro verde (salsa ou coentro) picado, coloque o sal e a pimenta.

2 - Junte os mariscos. Dê uma mexida com uma colher, tampe e deixe cozinhar. Para que se redistribuam na panela, chacoalhe-a tampada. Quando todos os mariscos se abrirem, coloque numa travessa e sirva com uma cervejinha bem gelada e muitos guardanapos, para limpar os "talheres", claro...
Mariscos Congelados

Para quem mora no interior e não tem à sua disposição os mariscos com casca, resta o consolo de que, atualmente, o marisco congelado é encontrado em todo o território nacional, onde houver supermercados. Infelizmente, por razões técnicas, não podem ser congelados na casca, mas, nem tudo é perfeito, não é?

Ao adquiri-los, verifique a data de validade e a integridade da embalagem. . Quando comprados congelados, conserve-os no congelador até 3 horas antes do preparo e retire-os, deixando descongelar rapidamente
Podem ser utilizados em vários tipos de pratos: saladas, molhos, caldeiradas. Para matar a saudade da praia, sirva-o a Vinagrete.

Mariscos a Vinagrete

Ingredientes:

1 pimentão verde picado em pedacinhos bem miúdos
1 cebola finamente picada
1 xícara de chá de salsa e cebolinha picadas miudinhas
1/2 xícara de chá de vinagre de vinho branco
1/4 de xícara de chá de óleo (não use óleo de soja, nem azeite de oliva)
sal e pimenta do reino a gosto
½ quilo de mariscos congelados


MODO DE FAZER :

Deixe descongelarem os mariscos naturalmente, fora da geladeira. Tire-os do freezer umas três horas antes do preparo. Lave-os bem, trocando a água várias vezes para tirar qualquer resquício de areia neles. Leve uma panela com água ao fogo e deixe ferver. Junte os mariscos e apague o fogo assim que levantar fervura novamente. Escorra os mariscos. Misture todos os ingredientes do vinagrete e jogue sobre os mariscos ainda quentes, para que peguem bem o sabor do molho. Podem ser servidos assim que esfriarem, mas ficam melhor após umas duas horas, na geladeira. Guarde em geladeira, por até 24 horas.

Dica: Se preferir, faça o vinagrete com limão no lugar do vinagre.

Nenhum comentário: