quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CULTURA CULINARIA..... Historia de Portugal e da cozinha portuguesa

HISTÓRIA DE PORTUGAL
A História da fundação de Portugal remonta ao ano de 1143. A estabilidade das suas fronteiras continentais, praticamente inalteradas desde o século XIII, faz de Portugal um dos mais antigos países do mundo e refletem a sua marcada identidade e unidade interna.



A sua localização ao longo de 840 Km de Costa Atlântica, cedo determinou a vocação marítima do seu povo. No início do século XV, os Portugueses iniciaram a maior epopéia de viagens jamais empreendida, que os tornaria célebres pela descoberta dos caminhos marítimos para a Índia, Brasil, China e Japão, rasgando os limites do mundo e permitindo um encontro globalizante de culturas.
Em 1986, passa a fazer parte da Comunidade Econômica Européia (CEE).

COZINHA PORTUGUESA Uma explosão de cores, aromas e sabores
Todos necessitam de combustível para sobreviver, mas os seres humanos são os únicos seres vivos que aliam os gostos às simples necessidades nutricionais. Embora todos os animais se alimentem, apenas o Homem cozinha os alimentos. Deste modo, a culinária transforma-se num símbolo da nossa humanidade, algo que nos distingue do resto dos elementos da natureza. A alimentação transformou-se rapidamente num dos muitos rituais comuns aos seres humanos, variando de cultura para cultura, mas assumindo, quase sempre, uma atividade de grupo. 

A culinária portuguesa É famosa em todo o mundo por seu sabor, diversidade e fartura. Os descobridores do Brasil aprenderam a combinar e aproveitar os ingredientes atlânticos e mediterrâneos com maestria, adicionando toques de influência oriental, africana e brasileira .
A cozinha portuguesa ganhou renome internacional por seus cozidos, pela qualidade de seus queijos (destacando-se o sublime "Queijo da Serra"), pelo saboroso porco preto alentejano e pelos enchidos de carne suína, pelos bons vinhos, pelos doces conventuais (à base de ovos), pelo insuperável azeite, pelas frutas e legumes saborosos, bem como pela verdadeira constelação de peixes e mariscos, regida pelo sempre versátil e saboroso bacalhau.


FONTE :

http://www.restaurantecasadeportugal.com.br/curiosidade_02.htm

Nenhum comentário: